segunda-feira, 16 de março de 2015

Metodologia Ativa








Quando se fala em "ensino moderno", uma das maiores vertentes atualmente são as METODOLOGIAS ATIVAS. Você já ouviu falar nisso?

De forma resumida, pode-se afirmar que esse tipo de metodologia de aprendizagem é sustentada por esse proverbio chines  “O que eu ouço, eu esqueço; o que eu vejo, eu lembro; o que eu faço, eu compreendo.” Isso foi dito pelo filósofo Confúcio e tem relação direta com aprendizagem ativa. 

Silberman (1996) modificou esse provérbio para facilitar o entendimento de métodos ativos de aprendizagem, dando a ele a seguinte redação: 
• O que eu ouço, eu esqueço; 
• O que eu ouço e vejo, eu me lembro; 
• O que eu ouço, vejo e pergunto ou discuto, eu começo a compreender; 
• O que eu ouço, vejo, discuto e faço, eu aprendo desenvolvendo conhecimento e habilidade;
 • O que eu ensino para alguém, eu domino com maestria


E você, em que etapa está do processo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário